tigres

tigres

domingo, 1 de janeiro de 2012

A Decisão de Aquiles

A Ilíada conta que após ser instado por seus companheiros a voltar a participar da batalha,Aquiles se recolheu na sua última solidão refletindo nas escolhas possíveis.
Por um lado,sabia que poderia se recusar a voltar a lutar,e com os abundantes despojos já acumulados nos seus anos de guerra,voltar ao seu reino,onde o aguardaria uma vida longa,com muitos filhos e anos de narrativas dos seusfeitos pelos seus súditos.
Por outro lado,sabia também que voltar a guerrear ao lado dos gregos era o que de mais próprioo seu destino lhe propunha;sua coragem(core:núcleo,o mais íntimo ),sua potência transformando-se em ato.A morte prematura não o assustava:ao apropriar-se de sua vida,faria dela BIOS,a vida para além do seu substrato natural.ZOE.E seu BIOS transcenderia seu tempo mundano ,entrando para o TEMPO como horizonte eterno para o humano,na coragemúltima e definitiva de ser o que ele é.
E´fácil reconhecer aqui o mesmomomento eternizado por Kazantzakis na Ultima Tentação de Cristo;na sua solidãona cruz,Jesus vive um trecho do que seria sua vida caso sua decisão não fosse a de encarnar o Cristo,cedendo ao chamado de Deus.
Nietzsche dizia que o pior que pode acontecer a um homem é ser separado de sua potência.
De dentro de nosso destino ela nos olha,nossa decisão mais autêntica,nossa coragem,o ato onde nos tornamos nós mesmos."Changes,strange fascination past anything"(Bowie).Que Hermes,Dioniso e o Crucificado estejam conosco na hora supprema de tomarmos-la pela mão,para que o Ano   possa ser Novo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário